desejo-manifesto < 2011 >


manifest desire

 

Os manifestos artísticos marcaram uma época. Foram o principal instrumento de todo uma geração de artistas para dialogar com o seu tempo, rever destinos e propor futuros em comum. Através deles, os artistas posicionaram-se no mundo como comunidade, compartilhando ideias e experiências. Em 2011, o Manifesta! – ocupação artística que dirigiu o Teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro – fez um convite especial a diversos artistas da cena: “Qual é, hoje, o seu manifesto?” Na sua proposta, Alex Cassal construiu uma sala de espelhos que embaralha identidade e cultura, memória afetiva e reflexão social: Desejo-Manifesto.
>
The artistic manifestoes marked a time. They were the main instruments of a whole generation of artists to talk to their time, to revise objectives and to propose collective futures. Through them, the artists positioned themself in the world as a community, sharing ideas and experiences. Following these manifests, in 2011 the Manifesta! Project did a special invitation to several Brazilian performers, directors, and choreographers: "What is your manifest, today? A public declaration of principles and intentions, an alert or denunciation of a government, of a time, a bet in alternatives and possible worlds, a convocation of communities, a ‘we’ that speaks for a bigger ‘we’, keys for the common future”. In his proposition, Alex Cassal established a space of intimacy in which identities were built and mixed.

equipe > crew

dramaturgia e direção > dramaturgy and direction Alex Cassal
criação e atuação > creation and performance Alex Cassal, Marina Provenzzano
ator convidado > guest performer Lucas Canavarro
fotografias > photos Bruno Mello, Paula Kossatz
realização > production Foguetes Maravilha


digressão > tour

Ocupação Sesc Belenzinho > São Paulo BR > 2014
Espaço Cultural Sérgio Porto - Projeto ENTRE > Rio de Janeiro BR > 2018



teaser

Habitar o outro é um serviço básico do ator. Por isso não estranhamos a brincadeira da Marina em ser o Alex. Mas o desvelar desse processo e o fato do Alex não ser alguém imaginário, mas alguém que já-já entrará no palco, faz esse mecanismo um pouco mais curioso do que uma peça de teatro com atores interpretando qualquer outra personagem. Essa conversa próxima, real, nos traz mais perto da atriz, do ator. Assim, público e atores criam a ocupação de um espaço invisível, mas que não está no campo da ficção, está no campo real do aqui/agora com pessoas reais e não com personagens inventados.

Karine Cupertino > teórica de teatro > Curitiba BR

A lembrar os bons inícios do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, a companhia mostra Desejo-Manifesto, que enfoca o manifesto artístico como instrumento de diálogo de uma época.

Alvaro Machado > Revista Carta Capital > São Paulo BR

Recalling the good beginnings of the theater group Asdrúbal Trouxe o Trombone, the company shows Manifest desire, which focuses on the artistic manifesto as an instrument of dialogue of an era.

Anterior
Anterior

tome isto ao coração

Próximo
Próximo

septeto fatal