uma história à margem < 2013 >


a marginal story

 

Um funâmbulo, que passeou sob os céus pesados da ditadura, assistiu Allen Ginsberg uivando em Londres, tropeçou com Waly Salomão pelas dunas de Ipanema, viajou com a trupe do Asdrúbal, voou sob a lona do Circo Voador, subiu no caixote para declamar poemas, atravessou o país carregando malas cheias de livros. Um cidadão chamado Ricardo de Carvalho Duarte. Muito prazer, Chacal. Um monólogo que acompanha a história de Chacal e nos oferece um testemunho saboroso e íntimo da efervescência cultural carioca dos últimos 40 anos.
>
A theatrical monologue that follows the story of Chacal and offers us a tasty and intimate record of the cultural effervescence of the last 40 years in Rio de Janeiro. Using memory as its guiding thread, the performance develops into a scenic experience that flits between the personal and the collective, fiction and reality, theatre and documentary. His approach is neither formalistic nor academic: it is not the vision of a journalist, historian or essayist, but the vision of a poet. His originality lies in the fact that, for the protagonist, with his poetic words and irreverent presence, he chooses an artist who has always lived in the eye of the hurricane.

equipe > crew

texto e atuação > text and performance Ricardo Chacal
direção > direction Alex Cassal
dramaturgia > dramaturgy Alex Cassal, Ricardo Chacal
assistência de direção > assistant director Daniela Fortes
direção musical > musical direction Rafael Rocha
cenografia > set design André Weller
desenho de luz > light design Andrea Capella
preparação vocal > vocal preparation Valéria Campos
fotografias > photos Cafi
direção de produção > management Tatiana Garcias

estreia > opening

Espaço Sesc Copacabana > Rio de Janeiro BR > 2012


digressão > tour

Espaço Cultural Sérgio Porto - Projeto ENTRE > Rio de Janeiro BR > 2012
Sesc Campinas > Campinas BR > 2012
Casa de Cultura Laura Alvim > Rio de Janeiro BR > 2013
Arena Jovelina Pérola Negra > Rio de Janeiro BR > 2013
Festival Folia das Falas > Itajaí BR > 2013
Festival de Inverno > Petrópolis BR > 2013
Feira do Livro > Pelotas BR > 2013
Sesc Palladium > Belo Horizonte BR > 2013
Frankfurt Book Fair > Frankfurt DE > 2013
12th Brazil Week at Harvard > Cambridge US > 2014
Sesc Ipiranga > São Paulo BR > 2014



Ele e uma cabeça de minotauro. Ele e vinis de Lou Reed, dos Clash. Ele em cima de uma caixa com uma luz vermelha dentro a encenar a prisão. Ele com um gravador de cassetes igual ao meu de 1997. Ele e o Brasil que deusa-dará, saindo pelos sete buracos da sua cabeça, a festa e o que estamos sozinhos no dia seguinte. Quem viu chorou. Ou tem buraco no peito.

Alexandra Lucas Coelho > Jornal Público > Lisboa PT

Impressiona a extrema vitalidade aos seus 61 anos, mas isso acaba se tornando menor mediante todo o desnudamento sem nenhum tipo de censura à que somos acometidos, com um dos desfechos mais pungentes dos últimos tempos em um palco da cidade do Rio de Janeiro.

Alessandro Iglesias > Cult Magazine > Rio de Janeiro BR

Aos 60 anos, 40 dos quais dedicados à poesia, o poeta carioca Chacal se mostrou totalmente em forma, tanto no físico como na linguagem, ao estrear a peça-recital Uma história à margem. Sem o clássico intervalo do futebol, ele segurou por hora e meia sem perder o ritmo, o bom humor e o pique quase eletrizante.

Luis Turiba > jornalista > Rio de Janeiro BR

Trata-se menos de uma poesia que se quer fazer vida do que uma vida que se entende como poesia. Chacal é, entre outras coisas, um sobrevivente, e sua trajetória fez-me pensar que a poesia tem uma vida tão acidentada quanto a dele, e ela também resiste na alegria de fazer.

Pádua Fernandes > O Palco e o Mundo > Rio de Janeiro BR

Patrimônio da cultura carioca, o poeta, compositor e escritor Ricardo Chacal brilha. Tem drama, tem comédia mas, sobretudo, história de sobra numa fina dramaturgia que alinhava as partes; nada de ficção, registre-se.

Rio no Teatro > Rio de Janeiro BR

Uma história à margem é uma delícia de espetáculo. Imperdível.

Rodrigo Monteiro > crítico teatral > Rio de Janeiro BR

Anterior
Anterior

mundo maravilha

Próximo
Próximo

100 gestos