terra nullius < 2020 >


 

Terra nullius é um espetáculo-percurso que tenta capturar a experiência de um lugar distante. Terra nullius foi um termo criado pela lei internacional para definir territórios que não pertenciam a ninguém e por isso podiam ser ocupados. Ainda hoje existem territórios assim: Bir Tawill (uma faixa de terra entre o Egipto e o Sudão), a Antártida, o mar internacional e a Lua. Mas terra nullius encerra também um significado poético. Uma ideia de território inexplorado, uma espécie de oásis de liberdade onde seria possível recomeçar e repensar a nossa ideia de sociedade. Durante um ano, Paula Diogo esteve em Reykjavik a desenvolver um projeto que tentava capturar uma “experiência do lugar” cruzando-a com narrativas pessoais e coletiva. Como procedimento usou duas acções simples: caminhar e escrever.
>
Terra nullius is a performative audiowalk that tries to capture the experience of a distant place. Terra nullius was a term created by international law to define territories that belonged to no one and could therefore be occupied. These territories can still be found today, e.g. Bir Tawill (a strip of land between Egypt and Sudan), Antarctica, the international sea, and the Moon. But terra nullius also has a poetic meaning. It evokes an unexplored territory, an oasis of freedom where one could start over and rethink society. For a year, Paula Diogo was in Reykjavik developing a project that tried to capture an “experience of place” by combining it with personal and collective narratives. Her process was founded on two simple actions: walking and writing.

equipe > crew

direção, criação e performance > direction, creation and performance Paula Diogo

áudio-caminhada > audiowalk

texto e voz > text and voice Paula Diogo
criação sonora > sound creation João Bento
desenho de luz > light design Daniel Worm
apoio à dramaturgia > dramaturgical support Alex Cassal
apoio à criação > creative support Alfredo Martins, Estelle Franco, Renato Linhares
espaço cénico > scenic space Frame Colectivo, Elsa Mencagli
fotografias > photos João Tuna, M. Zakrzewski
apoio à comunicação > communication support Carlos Alves

publicação > publication

conceito e coordenação > concept and direction Frame Colectivo, Paula Diogo
design gráfico > graphic design Masako Hattori
fotografias > photos Paula Diogo
textos > texts Claudia Galhós, Cláudia Varejão, Clelia Bettini, Djaimilia Pereira, Eva Rún Snorradóttir, Felipe Ribeiro, Gabriela Farinha, Haraldur Jónsson, Jacinto Lucas Pires, Joana Gorjão Henriques, Maria João Machado, Paula Diogo, Renato Linhares, Rui Santos, Satu Herrala, Silvia Iroldi, Tiago Pereira, Þorgerður E. Sigurðardóttir, Viðar Jónsson, Yvette Centeno
edição > edition Alex Cassal, Paula Diogo
tradução > translation Joana Frazão
seleção fotográfica > photographic selection João Tuna
inserções sonoras > audio inserts João Bento

produção executiva > executive production Vanda Cerejo
coprodução > coproduction Má-Criação, Teatro Nacional D. Maria II
residências > residencies Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Citemor, O Espaço do Tempo
parceiros > partners Alkantara, Galeria Zé dos Bois
apoio > support CML – Pólo Cultural Gaivotas | Boavista
bolsas > grants Fundação Calouste Gulbenkian, Fundo Cultural GDA
financiamento > financed by República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes

Má-Criação é uma estrutura apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa e acolhida pelo Espaço Alkantara > is a structure support by Câmara Municipal de Lisboa and host by Espaço Alkantara.


digresssão / tour

LHÍ – Iceland Academy of Arts < em processo > Reykjavik IS > 2019
Festival Citemor < em processo > Montemor-o-Velho PT > 2019
PT.21 Plataforma Portuguesa de Artes Performativas > Montemor-o-Novo PT > 2021
Festival de Teatro y Música San Ignacio > Medellín CO > 2021
FIT Festival Internacional de Teatro > Manizales CO > 2021
Reykjavik Dance Festival > Reykjavik IS > 2021
Festival Amiens Europe > Amiens FR > 2022
Feminist Futures Festival > Lisboa PT > 2022
Festival Almost Summer > Kortrijk BE > 2022
Festival Circular > Vila do Conde PT > 2022
Atlas da Solidão > Lisboa PT > 2023
Antena 2 < on-line > Lisboa PT > 2023
Tanzfabrik > Berlim DE > 2023
Festival Kondenz > Belgrado SRB > 2023
Festival Cielos del Infinito > Punta Arenas, Puerto Natales CL > 2023
Sala Verdi > Montevideo UY > 2023
Teatro-Cine Torres Vedras > Torres Vedras PT > 2024
Festival Atos de Fala > São Paulo BR > 2024
Teatro de La Rendija > Mérida MX > 2024
Liquid Becomings > Lisboa PT > 2024



trailer

O teatro de estar presente: uma peça que nos acontece a andar. Paula Diogo abre-nos um mundo na cabeça, enquanto Lisboa se vai revelando uma espécie de cinema da alma. É urgente aprendermos a estar assim, sem pressa. É essencial.

Jacinto Lucas Pires > escritor > Lisboa PT

The theater of being present: a play that happens to us while walking. Paula Diogo opens a world in our heads, while Lisbon reveals itself as a kind of cinema of the soul. It is urgent that we learn to be like this, without haste. It is essential.

É um percurso marcado pela “geografia das nossas histórias”, que por isso se pode fazer de forma íntima e individual para que possivelmente redescubramos o lugar que habitamos, a nós próprios e aos outros.

Ricardo Ramos Gonçalves > Plataforma Gerador > Lisboa PT

It is a journey marked by the "geography of our histories", which can therefore be done in an intimate and individual way so that we can possibly rediscover the place we inhabit, ourselves and others.

Terra Nullius é um organismo vivo, sensível, informe, que existe por via de um texto dramatúrgico gravado em áudio, que é também um lugar – o lugar que nos convida a caminhar enquanto escutamos e, nessa escuta, amplificar todos os sentidos para apreender melhor e nos conectarmos mais intensamente com tudo e todos o/os que nos rodeiam.

Cláudia Galhós > jornalista > Lisboa PT

Terra Nullius is a living, sensitive, formless organism, which exists through a dramaturgical text recorded in audio, which is also a place – the place that invites us to walk while listening and, in that listening, to amplify all the senses to learn better and connect more intensely with everything and everyone around us.

Hoje o teatro pode ser em qualquer lugar, sobre qualquer coisa, e se bem encaixado fará todo o sentido. Ainda bem que este espetáculo existe.

Filipe Daniel > Artes & Contextos > Lisboa PT

Today theater can be anywhere, about anything, and if well put together will make perfect sense. I'm glad this show exists.

Se alguma coisa caracteriza Terra Nullius, é a abordagem do conceito de "fronteira" em que a dimensão política do termo aparece diretamente e desde o início, ligando-o, numa perspetiva poética, à prática colonialista dos impérios europeus. O político muda de dimensão, do espaço para o tempo, e torna-se gradualmente numa reflexão introspectiva, na qual o participante está imerso enquanto caminha pelas ruas da cidade, embora o movimento encontre uma pausa para parar e ver o pôr do sol sobre o mar.

Leonardo Flamia > Semanario Voces > Montevideo UY

Si algo caracteriza a Terra Nullius es el abordaje del concepto “frontera” en el que aparece directamente, y desde el comienzo, la dimensión política del término, vinculándolo, desde una perspectiva poética, a la práctica colonialista de los imperios europeos. Lo político cambia de dimensión pasando del espacio al tiempo, y poco a poco irá convirtiéndose en una reflexión introspectiva, en la que el participante queda inmerso mientras recorre las calles de la ciudad, aunque el movimiento encuentra una pausa para detenerse a observar cómo se oculta el sol en el mar.

Parece que se está a passear, com Paula a conversar connosco, entrelaçando os assuntos como se fosse apontando caminhos – com vários momentos, temáticos ou de sons ambiente, a criarem sobreposições. O que acontece, ao fim e ao cabo, é que cada pessoa cria alguma relação com cada lugar – o que se torna numa espécie de anulação pessoal, e necessariamente única e intransmissível – de Terra Nullius.

Dora Mota > Jornal de Notícias > Porto PT

It feels as if you are walking around, with Paula talking to you, interweaving subjects as if she were pointing out paths - with various moments, thematic or of ambient sounds, creating overlaps. What happens, in the end, is that each person creates some relationship with each place - which becomes a kind of personal annulation, and thus necessarily unique and untransferable - of Terra Nullius.

As palavras podem aquecer o ar e gerar calor. A linguagem é um clima, um sistema meteorológico. É parecida com a música, ao mover o ar de um lado para o outro. Mapeia os nossos sentimentos. Certas canções podem (co)mover-nos enquanto conduzimos o corpo pelo vazio. Há um atlas emocional que se revela.

Haraldur Jónsson > artista visual > Reykjavik IS

Words can warm up the air and generate heat. Language is a climate, a weather system. Similar to music as it moves the air around, from one place to another. It maps out your feelings. Certain songs can move you as you navigate the body through the void. An emotional atlas is revealed.

Uma viagem sensorial inesquecível.

Find the Noise Magazine > Magalhães CL

Un viaje sensorial inolvidable.

Anterior
Anterior

aldebarã

Próximo
Próximo

parlamento elefante